sábado, 25 de outubro de 2014

Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira

A Ponte Estaiada, que liga a Av. Jornalista Roberto Marinho à Marginal pinheiros, é uma das grandes obras da construção civil no Brasil. Batizada de Octávio Frias de Oliveira ficou conhecida popularmente como Ponte Estaiada.

A ponte é formada por duas pistas estaiadas em curvas de 60°, cruzando o rio Pinheiros, sendo a única ponte ponte estaiada do mundo com duas pistas curvas conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após 3 anos de construção. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o que equivale à carga de 7.340 caminhões betoneiras. Sua altura  é de 138 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 46 andares.


O Projeto é de Catão Francisco Ribeiro, tendo como arquiteto João Valente e o Edward Zeppo Boretto como engenheiro responsável. A obra foi orçada aproximadamente em 184 milhões para a construção do complexo, e mais 40 milhões para a sinalização viária, drenagem e pavimentação. Seus 144 cabos estais mantém suspenso o trecho de 900 metros de comprimento, em cada estai tem entre 12 e 25 cabos de aço. Juntos pesam em torno de 462 mil Kg. Eles são encapados por um tubo amarelo de polipropileno de elevada resistência mecânica, tolerantes a ação dos raios ultra violetas, com a função de proteger o aço contra a corrosão. 



 A ponte se tronou um marco e cartão postal da cidade de São Paulo. Mas também implicou em um aumento significativo do valor do m² da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário