O tereno situado entre as avenidas Chedid Jafet, Juscelino Kubitschek e marginal Pinheiros, em São Paulo, é daqueles que guardam muitas histórias a serem contadas. Primeiro foi o esqueleto do edifício da Eletropaulo, que lá permaneceu anos em abandono, até ganhar uma nova destinação. Depois, foi a vez da Villa Daslu, ponto de vendas de produtos de luxo das principais grifes europeias, que teve passagem meteórica pela construção horizontal no mesmo endereço.
Mas foi em 2007 que o cenário mudou. Foi projetado o complexo WTJK, formado por quatro torres, um centro de compras e um bulevar. O empreendimento foi dividido em três fases, o edifício Torre São Paulo, que abriga a sede do banco Santander, e o prédio do Shopping Jk Iguatemi mais duas torres corporativas. A terceira etapa é a demolição parcial do prédio da Daslu, para a construção de um edifício corporativo de 30 mil m².
Dois fatores mudaram o conceito inicial do projeto e o destino do empreendimento: o banco Santander, ocupou totalmente o edifício,incluindo as áreas destinadas aos restaurantes, posteriormente, a Wtorre associou-se ao grupo Iguatemi, que tem uma filosofia indoor no tocante ao shopping center. " Com isso, a ideia de ter vários restaurantes dispostos pelo shopping e na calçada do bulevar foi substituída por uma praça de alimentação dentro do centro de compras e um bulevar sem restaurantes. A torre destinada ao hotel foi transformada em comercial" lembra Fiuza.
Segundo a arquiteta Sheila Zynger, "o complexo tem um projeto moderno e arrojado que consiste na criatividade de transformar uma laje de mais de 2 mil m², como a da Torre Santander, em um edifício esguio com a ilusão de quatro torres; um shopping com iluminação natural e fachadas volumétricas inusitadas; duas torres corporativas que, instaladas em com do shopping, descem com suas fachadas ao solo, criando um imponente acesso aos seus lobbies; e uma quarta torre comercial, onde está o prédio da Daslu, com um teatro para 1.200 pessoas". No total o complexo possui 422 mil metros quadrados de área construída
Nenhum comentário:
Postar um comentário