quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos

O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava em um dos pontos mais significativo para o recente crescimento do setor financeiro de São Paulo: o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, junto à ponte estaiada, novo cartão postal da cidade. 


Para garantir a integração do conjunto de habitação social a sua rica vizinhança, que é predominada por edifícios corporativos, o projeto articulou a verticalização da moradia e um embasamento constituído por três edifícios públicos, sendo um restaurante, uma creche e uma unidade básica de saúde. Sendo para o uso dos moradores do edifício e da região.  



O térreo do projeto interliga todos os edifícios habitacionais em cada quadra , conferindo a convivência dos moradores uma adequada reserva em meio a escala metropolitana da área circulante.



O projeto possui uma área total construída de 25.500 m², com 252 unidades habitacional de 50 m², o restaurante escola de 850 m², a unidade básica de saúde com 1.300 m², e a creche com 1.400 m ².


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Concursos de Projetos

Acho que todo estudante de arquitetura devida dar uma olhada sempre no site concursos de projeto. O site sempre atualizado, apresenta os concursos de arquitetura e urbanismo para uma reflexão fértil, sobre os mais diversos, que incluem desde questões pedagógicas à critica sobre a cidade e o espaço construído. 


O site é uma ótima ferramenta  para aprender, concentra um rico e atrativo repertorio de informações, para usar nos projetos da faculdade, assim adquirir um amplo conhecimento sobre diversas áreas na arquitetura. 


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Torre Matarazzo – Shopping Cidade São Paulo

O nome Matarazzo, foi o que restou ao local que abrigava uma mansão erguida em 1896, que resistiu ate 1996. No ano de 2012 o mais novo edifício da Av. Paulista começou a ganhar forma, o projeto do renomado escritório Aflalo & Gasperini, faz em homenagem a uma das mais tradicionais famílias de São Paulo.


Implantado em um terreno de 11.896 m², a Torre Matarazzo é composta por 13 pavimentos de escritórios, 7 subsolos de estacionamento - com total de 1.557 vagas para atender o empreendimento que ainda conta com mais 7 pavimentos destinados ao shopping Cidade São Paulo .


A Torre de escritórios se enquadra na seleta categoria Triple A, contemplando recursos equivalentes aos dos empreendimentos mais sofisticados do mundo. Inclui avançados sistemas de automação e supervisão predial, ar-condicionado, elevadores, instalações elétricas e hidráulicas, geradores de energia, telecomunicações, conforto térmico e acústico, entre outros. 




Ficará pronta em 2015, e contará com aproximadamente 3 mil pessoas trabalhando diariamente nos escritórios, além da grande papulação que circulará no shopping.

sábado, 25 de outubro de 2014

Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira

A Ponte Estaiada, que liga a Av. Jornalista Roberto Marinho à Marginal pinheiros, é uma das grandes obras da construção civil no Brasil. Batizada de Octávio Frias de Oliveira ficou conhecida popularmente como Ponte Estaiada.

A ponte é formada por duas pistas estaiadas em curvas de 60°, cruzando o rio Pinheiros, sendo a única ponte ponte estaiada do mundo com duas pistas curvas conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após 3 anos de construção. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o que equivale à carga de 7.340 caminhões betoneiras. Sua altura  é de 138 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 46 andares.


O Projeto é de Catão Francisco Ribeiro, tendo como arquiteto João Valente e o Edward Zeppo Boretto como engenheiro responsável. A obra foi orçada aproximadamente em 184 milhões para a construção do complexo, e mais 40 milhões para a sinalização viária, drenagem e pavimentação. Seus 144 cabos estais mantém suspenso o trecho de 900 metros de comprimento, em cada estai tem entre 12 e 25 cabos de aço. Juntos pesam em torno de 462 mil Kg. Eles são encapados por um tubo amarelo de polipropileno de elevada resistência mecânica, tolerantes a ação dos raios ultra violetas, com a função de proteger o aço contra a corrosão. 



 A ponte se tronou um marco e cartão postal da cidade de São Paulo. Mas também implicou em um aumento significativo do valor do m² da região.

sábado, 18 de outubro de 2014

Bardi's Bowl

No começo do ano a marca italiana de mobiliário Arper, iniciou a produção da cadeira Bowl de Lina Bo Bardi. O projeto de Lina tinha uma abordagem mais descontraída, relaxada do sentar, que para a época era um projeto fora dos padrões, em 1951. A reedição da cadeira, apresentada no Salone del Mobile em 2013- é um testamento da visão da arquiteta.




Produzida em uma edição limitada de 500 exemplares, com diversas opções dentre elas em couro e outras de tecido. Parte dos lucros sera investida em projetos sociais e culturais do Instituto Lina Bo Bardi  




Drop™

A Drop™ foi projetada por Arne Jacobsen em 1958, em conjunto com o Royal Hotel em Copenhague. Foi quando teve a oportunidade de por todas suas ideias em pratica pois o mobiliário do hotel foi todo desenhado por Arne, dentre eles se consagrou ícones do designe como a Egg.


Arne explica sua for simples e orgânica uma GOTA. É uma pequena cadeira com uma grande personalidade, um patrimônio, um ícone. O designe combina um caloroso abraço com a liberdade de um movimento. A Drop™ é um exemplo do designe simples e ao mesmo tempo vibrante deixado por Arne Jacobsen.





segunda-feira, 13 de outubro de 2014

100 anos Lina

Em dezembro Lina Bo Bardi completaria 100 anos. Com um amplo legado a arquiteta que escolheu o Brasil seu pais de pátria, por isso se considerava duas vezes brasileira. Tinha uma visão de simplicidade, tinha repulso por carpete e ar condicionado, Lina viu que a arquitetura deveria ser popular, prova disso temos o Masp e o Sesc Pompeia, obras que mostram claramente o idealismo de Lina.

Para comemorar seu legado, algumas exposições estão espalhadas pela capital dentre elas:




















Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi 
Local: Museu da Casa Brasileira, São Paulo
Curadoria: Giancarlo Latorraca 
Abertura: 19 de agosto 2014









A arquitetura política de Lina Bo Bardi 
Local: SESC Pompeia, São Paulo
Curadoria: Marcelo Ferraz e André Vainer
Abertura: 8 de outubro de 2014






















Lina gráfica
Local: SESC Pompeia, São Paulo
Curadoria: João Bandeira e Ana Avelar
Abertura: 8 de outubro de 2014






O Mobiliário de Lina Bo Bardi:
TEMPOS PIONEIROS

Local: Casa de vidro 
Da fundação do MASP 7 de abril, passando pela criação do Studio Palma, 
com Giancarlo Palanti, além do mobiliário da Casa de Vidro.
Curadoria: Sérgio Campos
Abertura: 18 de outubro. 
Exposição funciona de quinta a domingo das 10 às 16h30, entrada até as 15h45.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Colorindo

Hoje na matéria de urbanismo a professora deu a seguinte missão: Uma acupuntura urbana, que nada mais é que uma intervenção urbana, pensando em algo que não daria trabalho pra fazer e que a prefeitura aprovasse decidimos pintar bueiros, com o intuito de chamar a atenção da população, para essa "mobiliário" urbano. Hoje ainda por alguns pensa que canalizar é a solução, uma triste ideia que vem se concretizando desde o modernismo.
Queremos chamar sua atenção, para que não seja tão maltratado, que não consuma mais nossos lixos.
Fiquem com essas imagens, e assim que concluir o nosso posto aqui :)









sábado, 4 de outubro de 2014

Kerkythea

Recentemente olhando as vagas de estagio, observando a lista de programas desejáveis, me deparo com o Kerkythea. Até então nunca tinha ouvido ou visto algo sobre o programa, descido então saber mais a respeito.  


Ele é um excelente programa de render, faz ótimas imagens e o melhor de tudo é muito facil de mexer. Eu por exemplo aprendi com alguns tutoriais no youtube, e depois de certo tempo fuçando no programa já estou pegando uma boa pratica. Da uma olhada em uma de minhas brincadeiras 


Sim preciso melhorar muito, e alem do programa ser maravilhoso ele é de graça. Muito bacana né, não perde tempo e baixa já. No site ele oferece uma vasta lista de texturas. Ah lembrando que ele para sketchup, que vou falar mais em outro post.