O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen Arquitetura. O complexo do museu tem 15 mil m² de construção e oito salas de exposição. Ao lado do museu está a Escola Olhar, destinada á educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual. Os dois prédios que formam a instituição são unidos por meio de uma praça e cobertura fluida, em forma de onda, transformando-os em um conjunto harmônico.
Os dois prédios que compõe o complexo passaram por muitas obras. O palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro, para se transformar no pavilhão de exposição do MAR. O maior desafio da equipe da obra foi unir os dois edifícios tão diferentes
A harmonia entre os edifícios foi possibilitada pela cobertura fluida que lembra ondas do mar, uma das características mais marcantes do projeto. Os visitantes sobem até o ultimo andar da Escola do Olhar, onde há um terraço com a vista para a região portuária. De lá, tem acesso aos pavilhões com as mostras do museu. O ultimo andar é dedicado ao Rio de Janeiro e tem sempre exposições dedicadas ao tema. Os outros três pavilhões trazem exposições com temáticas variadas que duram aproximadamente três meses cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário